terça-feira, 12 de novembro de 2013

Orações Coordenadas Sindéticas e Assindéticas

Período Composto por Coordenação


No período composto por coordenação, as orações entre si independem (quanto aos termos sintáticos), entretanto estão unidas pelo sentido contido na oração. Podemos dizer que as conjunções são os meios pelos quais essa orações se unem.
Existem duas classificações de orações coordenadas: Assindéticas e Sindéticas. As Orações Coordenadas Assindéticas são geralmente independentes e a conexão está concentrado no sentido, enquanto que as sindéticas necessitam de algo que as conecte aos outros períodos que nada mais são que conjunções. As conjunções formam diversos tipos de Orações Coordenadas Sindéticas de acordo com o sentido da conjunção, Aditiva, Adversativa, Alternativa, Conclusiva e Explicativa.

Vejamos alguns exemplos começando pela O.C.A (Oração Coordenada Assindética).
EX : Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia.

Podemos perceber que cada uma das orações são equivalentes do ponto de vista sintático como também equivalentes formando duas orações:
Estou comprando um protetor solar;
depois irei à praia;

Nesse outro caso é diferente
“Sebastião Hora agitava-se, adormecia e despertava agoniado.” (Graciliano Ramos)

Podemos perceber que as duas primeiras orações estão ligadas por uma pausa (,) e a última é ligada por uma conjunção (e).
Sebastião hora agitava-se;
 adormecia;
e despertava agoniado.

Agora passemos a demais classificações:
Oração Coordenada Sindética Aditiva – Expressa a ideia de acréscimo e/ou adição as conjunções mais usadas são “e” e “nem”.
EX: Caetano Veloso canta e compõe muito bem.
       Ela não trabalha nem estuda.

 A língua Portuguesa dispõe também de estruturas correlativas para coordenar orações. Essas estruturas são conhecidas como ADITIVAS ENFÁTICAS , costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. 

EX: Caetano Veloso não só canta , mas também  ou como também compõe muito bem.
       Ele não só foi o melhor do time , mas também  ou  como também fez o gol da vitória.


Oração Coordenada Sindética AdversativaExpressa contraste e/ou compensação. As conjunções mas, no entanto , não obstante , nada obstante são encontradas em sua estrutura.

EX: " Eu queria querer-te e amar o amor, construir-nos dulcíssima prisão, encontrar a mais justa adequação, tudo métrica, rima, nunca dor, mas a vida é real e de viés."
     
        O Brasil tem potencial inesgotável; sua má administração,porém, tem produzido apenas a sociedade mais injusta do planeta.

          O time jogou muito bem, entretanto não conseguiu a vitória.


Oração Coordenada Sindética AlternativaExpressa alternância dos fatos e/ou escolha as conjunções: ora... ora, já... já..., quer... quer ... seja... seja , etc são as mais usadas 

EX: Fale agora , ou cale-se para sempre.
      Ora age com calma, ora trata a todos com muita aspereza.
      Estarei lá, quer você permita, quer você não permita.



Oração Coordenada Sindética ConclusivaComo a própria palavra já define, seu sentido é de conclusão ou conseqüência, são usadas as conjunções logo , portanto e pois (posposto ao verbo). Usa-se ainda  então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso e etc.

EX: Não tenho dinheiro, portanto não posso pagar.
      Penso, logo existo.
      Ela é paulista; é, pois, brasileira.
      O time venceu, por isso está classificado.






Oração Coordenada Sindética ExplicativaIndica uma Justificativa ou explicação as conjunções encontradas são: que ,porque e pois( obrigatoriamente anteposto ao verbo).

EX: “Deixe em paz meu coração, que ele é um pote até aqui de mágoa” (Chico Buarque)
       
Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.
         Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.

                                               

                            Plano de aula




 Público-alvo:
     
 Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  Duração:
 
  3 aulas de 50 minutos cada.
    
  Objetivos:

Apresentar os conceitos e dar exemplos de Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas, destacando em gêneros textuais mais modernos os aspectos mais importantes desse assunto.

Recursos didáticos:

Slides, revistas que contenham charges, giz e lousa, apostila com teorias sobre Coordenação.

Desenvolvimento da atividade:

Na primeira aula, terá uma apresentação teórica de Orações (como se identifica uma oração) e qual o significado das orações coordenadas e subordinadas por meio de apostilas com teorias referentes á esses pontos gramaticais.
Na segunda aula, haverá uma representação de todos esses aspectos usando charges diferentes, destacando os balões as preposições ou a frase inteira. Contudo, apresentando nas falas dos personagens como podemos identificar Orações Coordenadas Assindéticas, Sindéticas, etc.
Na terceira aula, apenas um resumo do quê foi dado: Orações Coordenadas Assindéticas, Sindéticas.

Avaliação:

- Os alunos serão avaliados através de provas com o conteúdo explicado por meio de charges.
- Trabalhos em grupo referente ao assunto discutido.

BIBLIOGRAFIA:

-  Pasquale e Ulisses - GRAMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA Ed. 2 , ano 2004 ,editora- Scipione


-  ANDRE, H A de – Gramática Ilustrada. Ed 4 , editora moderna  



Postado por : Carolina Hermanas, Flávio Freitas, Mariana Origuela e Munique Kafica

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