quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SISTEMATIZANDO, SINTETIZANDO E SIMPLIFICANDO O USO DA VÍRGULA

SISTEMATIZANDO, SINTETIZANDO E SIMPLIFICANDO O USO DA VÍRGULA


Relatório Descritivo, Reflexivo (Principais tópicos das aulas)

Após ouvirmos a opinião de cada membro do grupo, concluímos que as aulas têm sido bastantes proveitosas,  ambas as professoras são muito competentes,  conduzem as aulas de forma dinâmica, contribuindo para o aprendizado geral da classe.
Sentimos a nossa evolução, temos uma visão mais ampla de nossa língua nos aspectos sintáticos, pragmáticos, morfossintáticos e semântico.
Todo esse aprendizado tem nos ajudado na elaboração de textos com produções de melhor qualidade. Temos noção e convicção da nossa escrita, principalmente no que tange a sintaxe, concordância, coesão, coerência, orações de todos os tipos etc.
As aulas são ministradas de forma sincronizada, pois uma professora complementa a aula da outra, de um modo natural, devido a grande experiência de ambas, beneficiando o nosso aprendizado.
Inclusive no uso dos sinais de pontuação, especificamente o uso da vírgula. Tema escolhido pelo grupo devido a nossa dificuldade em saber usá-la corretamente.
Será um trabalho produtivo tanto para nós, quanto para os nossos leitores, o nosso objetivo é contribuir de forma singela para o aprendizado dos interessados no assunto.
O nosso grupo sugere alguns livros, que poderão ser pesquisados, com o objetivo de enriquecer os conhecimentos.  Logo, elencamos os seguintes:

•             ABAURRE, Maria Luzia M
Português Contexto, Interlocução e Sentido, São Paulo: Moderna, 2008, Volume 3.
•             CEGALLA, Domingos Paschoal
Nova Minigramática da Língua Portuguesa, Domingos Paschoal Cegalla, 1ª Edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
•             PASCHOALIN, Maria Aparecida
Gramática: Teoria e Exercícios, Paschoalin & Spadoto, Ed. Renovada, São Paulo: FTD, 2008.
•             ABAURRE, Maria Luzia
Coleção Base: Português, Volume Único, 1ª Edição, São Paulo: Moderna, 2000.
•             CAMARGO, Thaís Nicoleti de
Uso da Vírgula, Barueri, São Paulo: Manole, 2005

Sugestão de Trabalho didático:
Como possibilidade de  trabalho didático em sala de aula, propomos primeiramente introduzir os conceitos do uso da vírgula seguindo com exemplos através de tirinhas, pois são significativas e motivadoras para o aluno. Dessa forma, facilita o seu aprendizado e finalizando com a aplicação de exercícios variados e práticos.

Destacamos algumas regras:

Conceituando: A Vírgula
De todos os sinais de pontuação, a vírgula é aquele que desempenha o maior número de funções. Vamos apresentar, a seguir, os principais contextos em que esse sinal é empregado.

A Vírgula no interior de orações

1. Separa constituintes sintáticos idênticos em enumeração.
Observe a tira:

2. Isola o vocativo.
Observe a tira:

3. Nunca separa o sujeito do predicado.
Entre o sujeito da oração e o verbo existe forte vínculo sintático, motivo pelo qual não se usa vírgula em tais elementos.

Exemplo:
O problema e a solução (sujeito) podem passar do campo da polícia para o do tratamento médico(predicado).

4. Não há vírgula entre o verbo e os seus complementos.

Exemplo:
Ele experimentou (verbo) uma sensação estranha (complemento).

5. De modo geral, não há vírgula entre termos que complementam outras palavras.

Exemplo:
O presidente não obteve o apoio (substantivo) de todos os partidos (complemento do substantivo).

6. Não há vírgula entre nomes e termos que restringem esses significados desses nomes.

Exemplos:
Os alunos (nome) novos (termos restritivo) serão recebidos pelo diretor
Os alunos (nome) que estudam no período noturno (termo restritivo) farão provas aos sábados.

7. Adjuntos Adverbiais.
Com adjuntos adverbiais recuados a vírgula também pode assinalar a inversão da ordem direta das frases. Convém empregá-la quando o adjunto adverbial é recuado para o início do período, o que ocorre, geralmente, quando se pretende enfatizar o seu conteúdo.

Exemplos:
Há quatro meses a escola começou a funcionar. (adjunto adverbial de tempo no início).
Em Minas Gerais, houve protestos contra privatizações. (Adjunto Adverbial de lugar no início).

8. Predicativo do Sujeito.
Predicativo do sujeito é um termo que pode indicar um período, indicando uma característica momentânea ou circunstancial.

Veja:
Preocupado, ele olhava o relógio de cinco em cinco minutos. (Predicativo [antecipado] do sujeito ele).
Ansiosas, mãe e filha esperaram o resultado do exame. (Predicativo [antecipado] do sujeito mãe e filha).

9. Com Aposto.
Chamava-se aposto a expressão que explica ou específica outro termo da frase. Note que ele pode ser composto de várias palavras, mas seu núcleo será sempre um substantivo.
O tipo mais comum de aposto é o chamado aposto Explicativo.

Exemplo:
Ângela Maria, famosa cantora popular, decidiu aposentar-se.

 10. Com vocativo.
O vocativo é termo usado para interpelar ou chamar a pessoa com quem se fala, pode estar no início, no meio ou no fim da oração, e sempre deve ser separado por vírgulas.
Exemplo:
Meu Deus, por que me abandonaste, que sabias que não era Deus se sabia que era fraco?

11. Com conjunções.
Conjunções são as palavras responsáveis pela ligação entre orações. Normalmente iniciam a oração e, em muitos casos são antecedidas de vírgula.
Algumas delas (porém, entretanto, todavia, contudo, pois, portanto etc) podem aparecer deslocadas do início da frase, situação em que devem estar entre vírgulas.
Exemplos:
O professor explicou a matéria; porém não a compreenderam. [Conjunção no inicio da frase]
O professor explicou a matéria; os alunos, porém, não a compreenderam. [Conjunção deslocada, intercalada entre sujeito e o predicado da segunda oração]

12. Ausência de verbo.
A vírgula pode assinalar a elipse (omissão) do verbo, a fim de evitar a repetição do verbo da oração anterior (que fica subentendido) usa-se em seu lugar uma vírgula.
Exemplos:
O rapaz tocava piano; a moça violão.
O rapaz tocava piano, e a moça, violão.

13. Separando orações subordinadas.
Ocorrerá virgula após orações subordinadas adverbiais quando vierem antes da principal:

  • “Se eu o tivesse amado, talvez o odiasse agora.” (Cidade dos anjos) . [Oração subordinada adverbial condicional];
  • Quanto mais o tempo passava, mais nervoso ele ficava. [Oração subordinada adverbial proporcional];
  • Embora esteja chovendo, vou me arriscar a sair agora. [Oração subordinada adverbial concessiva].

Orações reduzidas (aquelas cujos verbos estão no infinitivo, no gerúndio ou no particípio, são também orações subordinadas adverbiais na maior parte das vezes e devem ser separadas por vírgulas, sobretudo quando vêm antes da principal);
  • Sendo tantas as opções,  escolha fica difícil. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio];
  • Cansado de tanta impunidade, deixou o país. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio];
  • Ao entrar na sala, encontrou os objetos perdidos. [Oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo];
  • O suspeito foi preso, acusado de desacato à autoridade. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio].

14. Separando orações coordenadas.
As orações coordenadas são separadas entre si por vírgulas:
  • Ele irá, quer queira, quer não queira. [Oração coordenada sindética alternativa];
  • Não veio, mas justificou sua ausência. [Oração coordenada sindética adversativa];
  • O professor não veio, pois seu armário está fechado. [Oração coordenada sindética explicativa].

Para testar o aprendizado do aluno, propomos alguns exercícios práticos que deverão ser resolvidos em duplas. Adotamos essa estratégia de trabalho , pois acreditamos em sua eficácia. Duplas produtivas trazem bons resultados.


 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. Use virgulas para separar ao adjuntos adverbiais quando for necessário.

  1. Na semana passada o prefeito, o prefeito visitou as obras.
  2. O prefeito visitou as obras na semana passada.
  3. Todos estarão na faculdade no próximo ano.
  4. No próximo ano, todos estarão na faculdade.
  5. Eu o ajudarei desde que se empenhe no trabalho.
  6. Desde que se empenhe no trabalho, eu o ajudarei.

2.  Retire das frases abaixo, apenas as vírgulas incorretas.

  1. Tudo o que ele queria, era entender melhor a questão. (Retirar a vírgula)
  2. Quem tudo quer, tudo perde. (Retirar a vírgula)
  3. Depois da tempestade, vem a bonança.
  4. De cavalo dado, não se olham os dentes. (Retirar a vírgula)
  5. Mesmo os mais adiantados, tiveram dificuldade de responder áquela questão. (Retirar a vírgula)
  6. Restava, naquele fim de mundo, uma só esperança: Encontrar os rastros de outros viajantes.

3. Use vírgula quando for necessário

  1. Não foi uma escolha consciente, e sim um ato impensado.
  2. Não pensou nas conseqüências de seus atos, mas no prazer momentâneo de realizá-los.
  3. Não queria viajar, mas, sim, ficar em sua casa sossegado.
  4. Correu muito, todavia não chegou a tempo de encontrá-lo.

4. Use (C) par indicar que a conjunção porque é subordinada causal e (E) para indicar que é coordenada explicativa. A seguir, coloque as vírgulas que separam as orações coordenadas explicativas.

a)      Venha jantar, porque já é muito tarde. 
b)      Não a cumprimentou porque não a reconhecera. 
c)       Ele estava deprimido, porque não quis falar com ninguém. 
d)      Não demore, porque o trem já vai partir. 
e)      Não fez boa prova porque não estudou. 

Gabarito
a)-E (uso da vírgula)
b)-C
c)-E (uso da vírgula)
d)-E (uso da vírgula)
e)-C

Considerações Finais:

Após termos desenvolvido este material, gostaríamos de acrescentar o quão proveitoso e útil foi este trabalho. O uso da vírgula é um tema que desde o início nos provocava uma certa insegurança, por mais destrinchado que tivesse sido no decorrer das disciplinas competentes, só foi de fato possível uma maior internalização das regras e condições específicas para esse fim após a execução dessa atividade, pois nos permitiu um contato prático direto com o tema, nos colocando na posição de educadores, a situação passa a requerer de nós certo nível de proficiência no assunto para que possamos administrá-lo ao público leitor, que em sua maioria, por falta de um contato mais aprofundado encontra-se temporariamente leigo no assunto.
Por fim, queremos frisar que este conteúdo abrange as regras e restrições mais genéricas e generalistas do referido uso da vírgula, logo para um contato ainda mais aprofundado com o tema indicamos a bibliografia citada no início, bons estudos e  divirtam-se!






Trabalho Realizado pelos alunos do curso de Letras 4º Semestre: Telma, Cleide, Josemilton e Fernando. 

3 comentários:

  1. Achei o conteúdo bem didático e de fácil entendimento.
    Os exercícios de fixação são muito bons.
    Parabéns pelo trabalho!

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  2. Ótimo trabalho! tenho certeza que ele auxiliará muitos por aqui.

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