SISTEMATIZANDO,
SINTETIZANDO E SIMPLIFICANDO O USO DA VÍRGULA
Relatório Descritivo, Reflexivo (Principais tópicos
das aulas)
Após ouvirmos a opinião de cada membro do grupo, concluímos
que as aulas têm sido bastantes proveitosas,
ambas as professoras são muito competentes, conduzem as aulas de forma dinâmica,
contribuindo para o aprendizado geral da classe.
Sentimos a nossa evolução, temos uma
visão mais ampla de nossa língua nos aspectos sintáticos, pragmáticos,
morfossintáticos e semântico.
Todo esse aprendizado tem nos ajudado na elaboração de
textos com produções de melhor qualidade. Temos noção e convicção da nossa
escrita, principalmente no que tange a sintaxe, concordância, coesão, coerência,
orações de todos os tipos etc.
As aulas são ministradas de forma sincronizada, pois uma
professora complementa a aula da outra, de um modo natural, devido a grande experiência
de ambas, beneficiando o nosso aprendizado.
Inclusive no uso dos sinais de pontuação, especificamente o
uso da vírgula. Tema escolhido pelo grupo devido a nossa dificuldade em saber
usá-la corretamente.
Será um trabalho produtivo tanto para nós, quanto para os
nossos leitores, o nosso objetivo é contribuir de forma singela para o
aprendizado dos interessados no assunto.
O nosso grupo sugere alguns livros, que poderão ser
pesquisados, com o objetivo de enriquecer os conhecimentos. Logo, elencamos os seguintes:
• ABAURRE,
Maria Luzia M
Português Contexto, Interlocução e Sentido, São Paulo:
Moderna, 2008, Volume 3.
• CEGALLA,
Domingos Paschoal
Nova Minigramática da Língua Portuguesa, Domingos Paschoal
Cegalla, 1ª Edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
• PASCHOALIN,
Maria Aparecida
Gramática: Teoria e Exercícios, Paschoalin & Spadoto,
Ed. Renovada, São Paulo: FTD, 2008.
• ABAURRE,
Maria Luzia
Coleção Base: Português, Volume Único, 1ª Edição, São Paulo:
Moderna, 2000.
• CAMARGO,
Thaís Nicoleti de
Uso da Vírgula, Barueri, São Paulo: Manole, 2005
Sugestão de Trabalho didático:
Como possibilidade de
trabalho didático em sala de aula, propomos primeiramente introduzir os
conceitos do uso da vírgula seguindo com exemplos através de tirinhas, pois são
significativas e motivadoras para o aluno. Dessa forma, facilita o seu
aprendizado e finalizando com a aplicação de exercícios variados e práticos.
Destacamos algumas regras:
Conceituando: A Vírgula
De todos os sinais de pontuação, a vírgula é aquele que
desempenha o maior número de funções. Vamos apresentar, a seguir, os principais
contextos em que esse sinal é empregado.
A Vírgula no interior de orações
1. Separa constituintes sintáticos idênticos em
enumeração.
Observe a tira:
2. Isola o vocativo.
Observe a tira:
3. Nunca separa o sujeito do predicado.
Entre o sujeito da oração e o verbo existe forte vínculo
sintático, motivo pelo qual não se usa vírgula em tais elementos.
Exemplo:
O problema e a solução (sujeito) podem passar do campo da polícia para o do tratamento médico(predicado).
O problema e a solução (sujeito) podem passar do campo da polícia para o do tratamento médico(predicado).
4. Não há vírgula entre o verbo e os seus
complementos.
Exemplo:
Ele experimentou (verbo) uma sensação estranha (complemento).
Ele experimentou (verbo) uma sensação estranha (complemento).
5. De modo geral, não há vírgula entre termos que
complementam outras palavras.
Exemplo:
O presidente não obteve o apoio (substantivo) de todos os partidos (complemento do substantivo).
O presidente não obteve o apoio (substantivo) de todos os partidos (complemento do substantivo).
6. Não há vírgula entre nomes e termos que restringem
esses significados desses nomes.
Exemplos:
Os alunos (nome) novos (termos restritivo) serão recebidos pelo diretor
Os alunos (nome) novos (termos restritivo) serão recebidos pelo diretor
Os alunos (nome) que estudam no
período noturno (termo restritivo) farão provas aos sábados.
7. Adjuntos Adverbiais.
Com adjuntos
adverbiais recuados a vírgula também pode assinalar a inversão da ordem direta
das frases. Convém empregá-la quando o adjunto adverbial é recuado para o
início do período, o que ocorre, geralmente, quando se pretende enfatizar o seu
conteúdo.
Exemplos:
Exemplos:
Há quatro meses a escola começou a funcionar. (adjunto adverbial de tempo no início).
Em Minas Gerais, houve protestos contra privatizações. (Adjunto Adverbial de lugar no início).
8. Predicativo do Sujeito.
Predicativo do sujeito é um termo que pode indicar um
período, indicando uma característica momentânea ou circunstancial.
Veja:
Preocupado, ele olhava o relógio de cinco em cinco minutos. (Predicativo [antecipado] do sujeito ele).
Ansiosas, mãe e filha esperaram o resultado do exame. (Predicativo [antecipado] do sujeito mãe e filha).
9. Com Aposto.
Chamava-se aposto a expressão que explica ou específica
outro termo da frase. Note que ele pode ser composto de várias palavras, mas
seu núcleo será sempre um substantivo.
O tipo mais comum de aposto é o chamado aposto Explicativo.
Exemplo:
Ângela Maria, famosa cantora popular, decidiu aposentar-se.
Ângela Maria, famosa cantora popular, decidiu aposentar-se.
10. Com vocativo.
O vocativo é
termo usado para interpelar ou chamar a pessoa com quem se fala, pode estar no
início, no meio ou no fim da oração, e sempre deve ser separado por vírgulas.
Exemplo:
Meu Deus, por
que me abandonaste, que sabias que não era Deus se sabia que era fraco?
11. Com
conjunções.
Conjunções são
as palavras responsáveis pela ligação entre orações. Normalmente iniciam a
oração e, em muitos casos são antecedidas de vírgula.
Algumas delas (porém, entretanto, todavia, contudo, pois, portanto etc)
podem aparecer deslocadas do início da frase, situação em que devem estar entre
vírgulas.
Exemplos:
O professor
explicou a matéria; porém não a compreenderam. [Conjunção
no inicio da frase]
O professor
explicou a matéria; os alunos, porém, não a compreenderam. [Conjunção deslocada, intercalada entre sujeito e o predicado
da segunda oração]
12. Ausência
de verbo.
A vírgula pode
assinalar a elipse (omissão) do verbo, a fim de evitar a repetição do verbo da
oração anterior (que fica subentendido) usa-se em seu lugar uma vírgula.
Exemplos:
Exemplos:
O rapaz tocava
piano; a moça violão.
O rapaz tocava
piano, e a moça, violão.
13. Separando
orações subordinadas.
Ocorrerá virgula
após orações subordinadas adverbiais quando vierem antes da principal:
Orações reduzidas (aquelas cujos verbos estão no infinitivo, no gerúndio ou no particípio, são também orações subordinadas adverbiais na maior parte das vezes e devem ser separadas por vírgulas, sobretudo quando vêm antes da principal);
- “Se eu o tivesse amado, talvez o odiasse agora.” (Cidade dos anjos) . [Oração subordinada adverbial condicional];
- Quanto mais o tempo passava, mais nervoso ele ficava. [Oração subordinada adverbial proporcional];
- Embora esteja chovendo, vou me arriscar a sair agora. [Oração subordinada adverbial concessiva].
Orações reduzidas (aquelas cujos verbos estão no infinitivo, no gerúndio ou no particípio, são também orações subordinadas adverbiais na maior parte das vezes e devem ser separadas por vírgulas, sobretudo quando vêm antes da principal);
- Sendo tantas as opções, escolha fica difícil. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio];
- Cansado de tanta impunidade, deixou o país. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio];
- Ao entrar na sala, encontrou os objetos perdidos. [Oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo];
- O suspeito foi preso, acusado de desacato à autoridade. [Oração subordinada adverbial causal reduzida de particípio].
14. Separando
orações coordenadas.
As orações
coordenadas são separadas entre si por vírgulas:
Para testar o
aprendizado do aluno, propomos alguns exercícios práticos que deverão ser
resolvidos em duplas. Adotamos essa estratégia de trabalho , pois acreditamos em sua eficácia. Duplas produtivas trazem bons resultados.
- Ele irá, quer queira, quer não queira. [Oração coordenada sindética alternativa];
- Não veio, mas justificou sua ausência. [Oração coordenada sindética adversativa];
- O professor não veio, pois seu armário está fechado. [Oração coordenada sindética explicativa].
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1. Use
virgulas para separar ao adjuntos adverbiais quando for necessário.
- Na semana passada o prefeito, o prefeito visitou as obras.
- O prefeito visitou as obras na semana passada.
- Todos estarão na faculdade no próximo ano.
- No próximo ano, todos estarão na faculdade.
- Eu o ajudarei desde que se empenhe no trabalho.
- Desde que se empenhe no trabalho, eu o ajudarei.
2. Retire das frases abaixo, apenas as vírgulas
incorretas.
- Tudo o que ele queria, era entender melhor a questão. (Retirar a vírgula)
- Quem tudo quer, tudo perde. (Retirar a vírgula)
- Depois da tempestade, vem a bonança.
- De cavalo dado, não se olham os dentes. (Retirar a vírgula)
- Mesmo os mais adiantados, tiveram dificuldade de responder áquela questão. (Retirar a vírgula)
- Restava, naquele fim de mundo, uma só esperança: Encontrar os rastros de outros viajantes.
3. Use
vírgula quando for necessário
- Não foi uma escolha consciente, e sim um ato impensado.
- Não pensou nas conseqüências de seus atos, mas no prazer momentâneo de realizá-los.
- Não queria viajar, mas, sim, ficar em sua casa sossegado.
- Correu muito, todavia não chegou a tempo de encontrá-lo.
4. Use (C)
par indicar que a conjunção porque é subordinada causal e (E) para indicar que
é coordenada explicativa. A seguir, coloque as vírgulas que separam as orações
coordenadas explicativas.
a) Venha
jantar, porque já é muito tarde.
b) Não
a cumprimentou porque não a reconhecera.
c) Ele
estava deprimido, porque não quis falar com ninguém.
d) Não
demore, porque o trem já vai partir.
e) Não
fez boa prova porque não estudou.
Gabarito
a)-E (uso da vírgula)
b)-C
c)-E (uso da vírgula)
d)-E (uso da vírgula)
e)-C
Considerações
Finais:
Após termos desenvolvido este material, gostaríamos de acrescentar o quão proveitoso e útil foi este trabalho. O uso da vírgula é um tema que desde o início nos provocava uma certa insegurança, por mais destrinchado que tivesse sido no decorrer das disciplinas competentes, só foi de fato possível uma maior internalização das regras e condições específicas para esse fim após a execução dessa atividade, pois nos permitiu um contato prático direto com o tema, nos colocando na posição de educadores, a situação passa a requerer de nós certo nível de proficiência no assunto para que possamos administrá-lo ao público leitor, que em sua maioria, por falta de um contato mais aprofundado encontra-se temporariamente leigo no assunto.
Após termos desenvolvido este material, gostaríamos de acrescentar o quão proveitoso e útil foi este trabalho. O uso da vírgula é um tema que desde o início nos provocava uma certa insegurança, por mais destrinchado que tivesse sido no decorrer das disciplinas competentes, só foi de fato possível uma maior internalização das regras e condições específicas para esse fim após a execução dessa atividade, pois nos permitiu um contato prático direto com o tema, nos colocando na posição de educadores, a situação passa a requerer de nós certo nível de proficiência no assunto para que possamos administrá-lo ao público leitor, que em sua maioria, por falta de um contato mais aprofundado encontra-se temporariamente leigo no assunto.
Por fim, queremos
frisar que este conteúdo abrange as regras e restrições mais genéricas e
generalistas do referido uso da vírgula, logo para um contato ainda mais
aprofundado com o tema indicamos a bibliografia citada no início, bons estudos
e divirtam-se!
Trabalho
Realizado pelos alunos do curso de Letras 4º Semestre: Telma, Cleide,
Josemilton e Fernando.
Achei o conteúdo bem didático e de fácil entendimento.
ResponderExcluirOs exercícios de fixação são muito bons.
Parabéns pelo trabalho!
Ótimo trabalho! tenho certeza que ele auxiliará muitos por aqui.
ResponderExcluirAdorei o trabalho! muito bem feito!
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